Em ofício enviado à Caixa Econômica Federal, no dia 15 de outubro de 2024, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (SIMPE-RS), o Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (SINDJUS-RS) e a Associação dos Oficiais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (ABOJERIS) solicitaram a prorrogação da suspensão de parcelas de empréstimos consignados por mais dois meses.
A motivação do pedido é a situação de calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul desde maio, quando diversas regiões do estado foram severamente atingidas, resultando em mortes e destruição de patrimônio. Muitos servidores do Ministério Público e do Judiciário estadual foram diretamente impactados, com perdas significativas.
As entidades reconhecem o esforço da Caixa em suspender a cobrança de quatro parcelas dos empréstimos consignados nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, como medida de alívio financeiro para os trabalhadores. No entanto, destacam que a prorrogação desse prazo por mais dois meses, sem a aplicação de juros, é essencial para que os servidores afetados possam ter um fôlego adicional na recuperação de seus bens.
A solicitação baseia-se em medida similar já concedida aos servidores municipais de Porto Alegre e visa contemplar os servidores do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Desde 2003 o SIMPE-RS vem construindo uma alternativa de representação e defesa dos servidores do MPRS com autonomia e independência. Ao se associar, você fortalece nossa luta, contribuindo para a defesa dos direitos dos servidores do MPRS e ainda tem acesso a convênios e serviços disponibilizados pelo sindicato.