O PL 211/2024 estava na pauta do Plenário da Assembleia Legislativa desta terça-feira (05). O SIMPE-RS se encontrava desde o início da manhã no local, dialogando com os parlamentares para garantir a votação do projeto que, por acordo entre o sindicato e Administração do MP, prevê promoções anuais com mínimo de 50% de promovidos.
Contudo, no meio da tarde, a Direção da entidade foi surpreendida pela apresentação de uma emenda pelo deputado Professor Bonatto (PSDB), que retirava o mínimo de promovidos, deixando a decisão sobre o percentual para regulamentação interna do Ministério Público.
Logo em seguida, o SIMPE-RS tomou conhecimento de um ofício do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, dando anuência à emenda.
O SIMPE-RS, então, passou a atuar pela retirada da emenda, que descumpria o acordo assinado com a Administração. Os dirigentes da entidade conversaram com o proponente da emenda, que afirmou desconhecer o acordo e chamou o procurador-geral para dialogar com o sindicato.
Os diretores também conversaram com diversos outros parlamentares, que se mostraram surpresos e desconfortáveis pelo descumprimento do acordo. Com isso, os parlamentares entenderam que não havia clima para votação do projeto na sessão de hoje.
Após muitas conversas, chegou-se à solução mediada de retirada de todas as emendas, inclusive as da deputada Luciana Genro (PSOL), apresentadas a pedido do SIMPE-RS. O encaminhamento nesse sentido se deu para que o sindicato e a Administração possam conversar durante a semana, a fim de votar o PL na próxima terça-feira (12).
A posição da Direção é a de que o único acordo possível é o da manutenção do texto original, prevendo as promoções anuais e em 50%.
O sindicato se manterá vigilante. Na quinta-feira (07), teremos mais notícias no Bate-Pronto, às 10h30.
Desde 2003 o SIMPE-RS vem construindo uma alternativa de representação e defesa dos servidores do MPRS com autonomia e independência. Ao se associar, você fortalece nossa luta, contribuindo para a defesa dos direitos dos servidores do MPRS e ainda tem acesso a convênios e serviços disponibilizados pelo sindicato.