O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) dará início, no próximo dia 17 de outubro, à segunda Pesquisa de Clima Organizacional, uma iniciativa que visa entender melhor as percepções dos servidores, membros, estagiários, residentes e voluntários sobre o ambiente de trabalho e as políticas de gestão de pessoas da instituição. A pesquisa, disponível até 31 de outubro, será totalmente anônima e abordará temas como compromisso e pertencimento, liderança, saúde integral e bem-estar, além de trabalho em equipe.
O SIMPE-RS considera fundamental a participação da categoria nesta pesquisa, já que o diagnóstico gerado será a base para a melhoria contínua do ambiente de trabalho no Ministério Público. A pesquisa permitirá a identificação de fatores que impactam positiva ou negativamente a cultura organizacional e subsidiará decisões que buscam a valorização dos servidores e a correção de possíveis distorções.
A vice-presidente do SIMPE-RS, Sandra Zembrzuski, reforça a importância de os servidores participarem do estudo: "Este é um momento de extrema relevância, pois permite que os servidores contribuam diretamente para a construção de um ambiente mais saudável e colaborativo. A pesquisa de clima é um canal para que cada um faça sua voz ser ouvida, e isso pode trazer reflexos positivos tanto para o bem-estar quanto para o desenvolvimento profissional dentro da instituição."
O estudo é liderado pela pesquisadora Silvia Generali da Costa, que realizou a pesquisa em saúde mental do SIMPE-RS, em 2018; e do CNMP, em 2021.
Ao participar, os servidores ajudam a construir um diagnóstico mais preciso, que irá subsidiar também as ações do sindicato junto à Administração. O SIMPE-RS incentiva fortemente a participação de todos para que essa importante ferramenta de gestão possa alcançar seus objetivos e trazer benefícios a todos os envolvidos.
Desde 2003 o SIMPE-RS vem construindo uma alternativa de representação e defesa dos servidores do MPRS com autonomia e independência. Ao se associar, você fortalece nossa luta, contribuindo para a defesa dos direitos dos servidores do MPRS e ainda tem acesso a convênios e serviços disponibilizados pelo sindicato.